Prefeitura de João Monlevade implanta serviço de atendimento aos pacientes ostomizados

Publicado em: 14/07/2022 10:21

Enfermeiros passaram por treinamento para ampliação do serviço

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando o atendimento aos pacientes ostomizados, ou seja, pessoas que fazem uso da bolsa de colostomia. Na terça-feira (12), um curso de capacitação teórico e prático foi ministrado na Policlínica (antigo PA) para enfermeiros da rede municipal de Saúde, com intuito de capacitá-los para esse tipo de atendimento. Ao todo, cerca de 50 pacientes serão beneficiados.

A técnica em enfermagem referência no suporte aos pacientes de ostomia do município, Juliana Souza Fonseca, destacou que agora 90% dos procedimentos são realizados em João Monlevade. “Em situações muito específicas, o paciente ainda tem que ir a Itabira, porque lá é a referência da região, mas a maioria dos atendimentos já realizamos no município”, disse.

O motorista José Carlos Moreira, 57 anos, comemorou a disponibilidade do serviço. Paciente ostomizado desde janeiro, ele argumentou que já fez mais de 50 viagens para Itabira devido à sua condição. “Eu estou satisfeitíssimo. Só quem vive esta situação sabe a importância de ter o atendimento aqui. Eu já tive que viajar duas vezes em um único dia para ser atendido”, ressaltou.

Responsável técnico pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Prefeitura, o fisioterapeuta Francisco Diego Toledo Lima ressaltou que o apoio à pessoa ostomizada contribui para aumentar a qualidade de vida dos pacientes. “Melhora muito justamente por causa da redução das viagens”, enfatizou.

Capacitação

De acordo com a gerente da Policlínica, Araceli Daiana Fonseca, com o treinamento ministrado aos enfermeiros, o paciente poderá buscar apoio nas unidades de saúde de João Monlevade. “Para nós é uma vitória e um ganho muito grande. Já houve a tentativa de implantar o atendimento em outras gestões, sem sucesso. Ao apresentarmos a situação para a atual Administração, ela não mediu esforços para disponibilizar o serviço”, declarou.

A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras estomaterapeutas e consultoras educacionais do Programa Ativa Coloplast, Helenita Marcatti e Josi Las Casas, proporcionando conhecimento, práticas de cuidados e qualidade de vida aos servidores e pacientes estomizados de João Monlevade.

A coordenadora da Atenção Secundária em Saúde, Isabela Farias Guedes Beserra, salientou que além do atendimento, os pacientes ostomizados recebem todos os insumos gratuitamente, além de ter apoio psicológico. “Para alguns pacientes, o uso da bolsa de colostomia é muito traumático. Por esse motivo, a Prefeitura também oferece o acompanhamento psicológico”, acrescentou.

Durante o treinamento dos enfermeiros, a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, agradeceu a presença dos profissionais e falou sobre o esforço da Prefeitura para melhorar ainda mais o setor. “É mais um passo da nossa administração para dar uma Saúde de qualidade para a nossa população. É mais uma prova de que estamos no rumo certo”, concluiu.