Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Sancionada Lei que reconhece município luxemburguês de Esch como Cidade-Irmã

 

Publicado em: 27/06/2022 16:58

Whatsapp

 

Sancionada Lei que reconhece município luxemburguês de Esch como Cidade-Irmã

Foi sancionada, dias atrás, o Projeto de Lei nº 2.456/2022, que reconhece como cidade-irmã o município de Esch-Sur-Alzette, de Luxemburgo.

O Projeto, aprovado pela Câmara Municipal, autoriza a celebração de programas de ação, convênios e outros acordos de cooperação técnica, econômica e cultural entre os municípios de João Monlevade e Esch. O documento ainda estabelece que o Executivo promoverá as medidas necessárias para assegurar a aproximação entre as cidades, através da promoção da cultura, tradições e turismo. O intercâmbio ainda se estenderá a programas científicos, educacionais, tecnológicos, ambientais, esportivos e comerciais. 

Para a plena execução da Lei, o município de João Monlevade levará ao conhecimento e solicitará apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A aproximação com Luxemburgo é um dos vários desdobramentos e ações que tiveram como ponto inicial a produção do documentário “A Colônia Luxemburguesa”, de autoria da historiadora e cineasta Dominique Santana. A obra retrata e perfaz a trajetória de luxemburgueses que foram fundamentais para a origem do município de João Monlevade, como o engenheiro Louis Ensch, responsável pela implantação e expansão da siderurgia no município.

Comitiva

Uma comitiva de Luxemburgo estará em João Monlevade neste fim de semana e participará de eventos, solenidades e homenagens realizadas na Prefeitura e na Câmara Municipal. O grupo chega à cidade na tarde desta quinta-feira (30) e permanece no município até a próxima segunda-feira (4). 

A comitiva conta com a presença dos prefeitos da cidade de Esch, Georges Mischo e da cidade de Pétange, Pierre Mellina, além da historiadora e cineasta Dominique Santana, autora do documentário “A Colônia Luxemburguesa”.   

Essa será a segunda vez que uma comitiva de Luxemburgo visita João Monlevade. A primeira vinda do grupo europeu aconteceu em março deste ano, ocasião em que os visitantes conheceram os pontos históricos da cidade, como a Igreja São José, Fazenda Solar, Floresta Clube, Cassino e outros.