Junho Violeta alerta para o combate à violência contra os idosos

Publicado em: 15/06/2022 17:09

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta quarta-feira (15) diversas atividades para celebrar o Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência contra a Pessoa Idosa.Os trabalhos foram realizados no Coreto da Praça Sete de Setembro, em Carneirinhos,e contaram com a organização do Conselho Municipal da Terceira Idade (Comti), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

No local foram distribuídos folders informativos, música com o grupo Convivência Feliz, dança com a professora Nívia Silva e atividades físicas com os professores da Secretaria Municipal de Esportes, Liniker Leandro e Rosemary Drumond (Pepê). Alunos de música da Fundação Casa de Cultura também fizeram apresentações no local.

Segundo a vice-presidente do Comti, Irani Dias, a data deve ser lembrada para sensibilizar, coibir e amenizar o sofrimento das pessoas. “Temos que despertar na população a importância de buscar, coletivamente, alternativa para mudar esse triste cenário de violência contra a pessoa idosa”, disse.

Data

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa é comemorado mundialmente em 15 de junho. Na data ocorrem manifestações para alertar a sociedade sobre os maus tratos e a negligência sofrida por idosos.
Entre os tipos de violências às quais os idosos estão sujeitos, podem ser citadas violência física, psicológica, institucional, negligência, abuso financeiro, violência patrimonial, violência sexual e discriminação.

Denuncie
Há várias formas de denunciar a violência contra a pessoa idosa. Os principais canais são o Disque 100 ou a Polícia Militar (190).Vale lembrar que qualquer Delegacia de Polícia recebe denúncias.