Prefeitura finaliza entrega de cheques do Recupera Minas

Publicado em: 08/06/2022 08:55

Recurso do Recupera Minas (R$1.200), aliado ao auxílio municipal (R$5mil), contribuiu para o resgate da dignidade das famílias atingidas pelas chuvas

Na última segunda-feira (6), a Prefeitura de João Monlevade, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Fazenda, realizou a última etapa da entrega dos cheques aos beneficiários do Programa Recupera Minas. No total, 545 pessoas receberam os valores de R$1.200 do Estado divididos em três parcelas de R$400. No mês de março, 186 famílias foram beneficiadas com R$5mil do auxílio emergencial municipal concedido pela Prefeitura de João Monlevade. Com o recurso do Recupera Minas aliado ao auxílio municipal, centenas famílias monlevadenses puderam reconstruir parte do que foi levado pelas chuvas do início do ano.

A secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, falou sobre os desafios e os problemas enfrentados pelos atingidos pelas chuvas no município. Ela destacou o compromisso de todos da administração e o cuidado com as pessoas. “Foi um trabalho desafiador e muito significativo que proporcionou dignidade a todos”, disse.  O chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva, ressaltou o trabalho de todas as secretarias durante o período das cheias do rio.

Beneficiários comemoram
O valor do Recupera Minas veio em boa hora. É o que garante a moradora do Santa Cruz, Francisca Perpétua dos Santos Góes (68). “Recebi a parcela do benefício de R$5mil em março deste ano e guardei tudo no banco para que, em breve, eu possa usar na reforma da casa. Com esse dinheiro de agora, farei a mesma coisa”, afirmou. A vizinha Lúcia Helena Santos (54) também recebeu o auxílio emergencial municipal e o recurso do Estado. Para ela, seria muito difícil recuperar os móveis perdidos sem essa ajuda. “Usei o dinheiro para pagar o que a chuva levou”, disse.

Já a moradora do Cidade Nova, Lucinéia Martins (25), recebeu o benefício do Recupera Minas. “Recebi as três parcelas e comprei material de construção para fazer dois cômodos na casa. Estou muito satisfeita”, garantiu.
Recupera Minas

O Recupera Minas é um pacote de ações do Governo Estadual que destina recursos para ações de infraestrutura e suporte a pessoas e cidades afetadas por temporais no Estado de Minas Gerais. Dentro do Programa foi criado o pagamento de benefício emergencial aos desabrigados e desalojados, que receberam R$1.200,00 cada um, divididos em três parcelas mensais de R$ 400,00.