Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Inaugurado Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil

 

Publicado em: 06/06/2022 10:09

Whatsapp

 

Inaugurado Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil
Atendimento é um marco para o serviço de Saúde do município

Foi inaugurado o Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil (Sesamo IJ). Com a abertura do espaço, o município vai oferecer atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes em transtorno mental.

O serviço será inteiramente bancado com recursos do próprio município e terá uma equipe composta por um psiquiatra, um pediatra especialista em saúde mental infantil e quatro psicólogos.

O atendimento aos usuários vai envolver um trabalho multissetorial em parceria com a Fundação Casa de Cultura, Fundação Crê-Ser, secretarias municipais de Educação, de Esporte e Lazer e de Assistência Social, com integração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Cerimônia

A inauguração teve início as 16h30 e contou com a participação do prefeito e vice, vereadores, autoridades e secretários de governo. 

Idealizadora do serviço, a primeira-dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, psiquiatra Rosângela Ribeiro, parabenizou o prefeito e o vice pelo empenho. 

Já a coordenadora da Divisão de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, agradeceu o prefeito e o vice pelo compromisso de manter uma política de tratamento em liberdade dos pacientes em transtorno mental.

Após o descerramento da placa de inauguração, o vereador e pastor Lieberth de Oliveira e o vigário episcopal da Diocese de Itabira Coronel/Fabriciano, padre Marco José de Almeida abençoaram o local.

Compromisso

A implantação do Sesamo IJ é um compromisso do governo devido à crescente demanda desse tipo de atendimento após a pandemia. Além disso, casos graves de crianças e adolescentes em transtorno mental de João Monlevade eram atendidos pelo Centro Psiquiátrico da Infância e Adolescente (Cepai) em Belo Horizonte. Com a municipalização do serviço João Monlevade ficou sem referência.

O Sesamo IJ vai funcionar temporariamente em um imóvel alugado e adaptado para o atendimento localizado na rua Nozinho Caldeira, nº 340, no bairro Novo Horizonte. Porém, a Prefeitura já trabalha para que ele tenha sede própria.

Presenças

Também estiveram presentes: a referência técnica em Saúde Mental da Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS), Rosana Linhares; o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos); os vereadores Belmar Diniz (PT), Gustavo Prandini (PTB) e Doró da Saúde (PSD); o procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins; o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos; a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho; o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani; a presidente da Fundação Crê-Ser, Helenita Melo Lopes; o secretário de Obras, Marco Antônio Simas; a secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais; e a esposa do vice-prefeito, Simone Rolla.