Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com atividades diversas 

 

Publicado em: 19/05/2022 15:52

Whatsapp

 

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com atividades diversas 

Para comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prepara várias ações em alusão à data. São cursos, oficinas, palestras, plantio de árvore, caminhada e passeio ciclístico.

As atividades começam no dia 30 de maio, com o curso de construção de fossa séptica ecológica. A capacitação será desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vai até 3 de junho, no Parque do Areão.

No dia 1º de junho, das 8h às 11h, tem oficina de compostagem com a Libertas Permacultura. A capacitação será no Viveiro Municipal. Às 17h, ocorre a palestra online "A regularização ambiental nos tempos atuais: a evolução nacional e internacional da gestão ambiental, com implicações na esfera local". O assessor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Daniel Gonçalves, é o palestrante.

No dia 2 de junho, às 8h, está agendado o plantio e cercamento de nascente do bairro Cidade Nova e, às 14h, será feita a implantação da Coleta Seletiva no prédio da Prefeitura de João Monlevade, com palestra sobre o assunto, no auditório. No mesmo dia, às 16h, o PhD em Engenharia Ambiental e professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, Marcos Von Sperling, ministra a palestra online “Sistemas naturais de tratamento de esgotos".

Também como parte da programação, está agendado para o dia 3 de junho, às 7h30, no Floresta Clube, oficina de fabricação de sabão, do projeto Uma Mão Lava a Outra, da UEMG. Às 10h, tem a palestra online “Desenvolvimento Sustentável e ESG - como funcionam as agendas do momento”, com o especialista na área Luiz Otávio Goi Júnior. Já às 14h, na Praça Sete de Setembro, serão expostos os trabalhos sustentáveis das escolas do município.

No dia 4 de junho, a programação começa às 8h, com Caminhada Ecológica no Parque do Areão. No local haverá plantio simbólico de uma muda de Pau-Brasil. Encerrando as atividades, no dia 5, também às 8h, ocorre o Passeio Ciclístico do Meio Ambiente, com saída do Parque do Areão, passando pelo Ceam (Jacuí) e chegando ao Floresta Clube. A atividade tem o apoio da Associação Bike é Vida de Ciclismo (Abivic).

Inscrições

Para participar das oficinas é preciso inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. A adesão deve ser feita por meio de plataforma digital que será divulgada na semana que vem. O mesmo ocorre com a caminhada ecológica e o passeio ciclístico. Já as palestras serão transmitidas pelo canal oficial da Prefeitura de João Monlevade no Youtube.