João Monlevade é destaque em cobertura vacinal

Publicado em: 01/04/2022 09:20

João Monlevade é destaque em cobertura de vacinas

Município tem melhor índice da região na aplicação de Pentavalente e Pólio

João Monlevade colhe os primeiros frutos dos investimentos da Prefeitura nas unidades básicas de Saúde (UBS) e nas equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF). Na região, o município tem o melhor índice de cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente, conforme o programa Previne Brasil do Governo Federal.

No dia 23 de março, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira encaminhou mensagem à secretária Municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, parabenizando os Profissionais da Atenção Básica à Saúde do município de João Monlevade pelo sucesso.

Raquel Drumond comemorou o sucesso de sua equipe. “Estamos melhorando os postos de saúde e aumentando as equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF). Esses investimentos fazem com que o atendimento chegue à população em seu bairro”, afirmou.

Reconhecimento

O êxito na cobertura vacinal fez com que profissionais da Saúde de João Monlevade fossem convidados a apresentar em Itabira as ações que levaram o município a atingir as metas do Governo Federal.

A coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS) de João Monlevade, Renata Caroline Bráulio de Moura, destacou que a aquisição de câmaras frias para o armazenamento das vacinas nas UBSs e a contratação de profissionais e agentes para completar as equipes de ESFs foram fundamentais para obter os resultados.

“As câmaras ajudaram a organizar e qualificar as salas de vacina. A contratação de agentes, médicos e enfermeiros permitiu preencher as equipes desfalcadas e também dar assistência aos bairros que ainda não têm cobertura de ESF”, afirmou.

O trabalho não parou por aí. A Vigilância em Saúde (Visa) de João Monlevade também teve participação essencial. A coordenadora de imunização da Visa, Mara Geralda Gomes de Souza, explicou que logo que as equipes foram completadas, o setor deu um intenso treinamento para os agentes e profissionais recém contratados.

“Todos foram bem capacitados. O treinamento permitiu a eles dominarem o calendário de vacinação, o que melhora a busca pelas crianças não vacinadas. Também foi feito um trabalho para agilizar o lançamento dos dados de vacinação no sistema, inclusive com mutirão de digitação até aos sábados”, salientou.

Investimento

Para os postos de Saúde, o governo municipal adquiriu quatro freezers de 280 litros, com valor unitário de R$ 11.600, e três de 140 litros, com valor unitário de R$ 9.600. Ao todo, a prefeitura investiu R$ 75.200 na reestruturação da sua rede de frios.

Para completar as equipes de ESFs, o município contratou 35 agentes de saúde, permitindo que a cobertura do serviço saltasse de 39% para 57% da população atendida. Até o fim deste ano, a prefeitura pretende criar mais quatro equipes de ESFs, aumentando de 13 para 17, com o intuito de elevar a cobertura para 75%.