Investimento em iluminação é melhoria em qualidade de vida

Publicado em: 31/03/2022 14:32

Investimento em iluminação é melhoria em qualidade de vida

Bairro Paineiras é mais um com luz de LED em todas as ruas

A Prefeitura de João Monlevade, preocupada com a segurança e o bem-estar da população, tem destinado a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) na melhoria da iluminação de ruas, avenidas e entradas da cidade. O objetivo é promover a manutenção e a substituição das antigas lâmpadas a vapor de sódio, por outras, de LED, que são mais eficientes, econômicas e que apresentam melhor luminosidade.

Nesta semana, o bairro que foi revitalizado é o Paineiras. Todas as ruas estão com iluminação nova e os moradores já podem sentir os resultados do investimento. Na rua Tenente Corgozinho, Maria Auxiliadora Gomes, afirma que a substituição das lâmpadas foi excelente. “Estou mais tranquila com o meu filho chegando em casa à noite. Está tudo bem claro”, disse.

O bairro ao lado, o Novo Aclimação, também está com lâmpadas de LED em todas as ruas. A melhoria também é elogiada por moradores. “Agora está muito bom. Tudo clarinho. Tínhamos lâmpadas queimadas e agora, com a troca, a rua está bem iluminada”, disse José Francisco Pereira Duarte, da rua Atenas.

Outros bairros

A nova iluminação em LED já foi colocada recentemente nos bairros Estrela D´Alva, Monte Sagrado, 1º de Maio, Santa Cecília, Corumbiara de Vanessa, Nova Monlevade, Planalto, São João, São Benedito, Santa Cruz e Jacuí. Também estão mais iluminadas as avenidas Castelo Branco, Gentil Bicalho, parte da Getúlio Vargas (no Baú) e as praças do bairro Vila Tanque e Teresópolis.

Prefeitura responsável pela troca das lâmpadas

Importante lembrar que desde 2015 as prefeituras são responsáveis pelas trocas de lâmpadas de seu parque de iluminação. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu na Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL, de 9 de setembro de 2010, em seu artigo 218, que distribuidoras como a Cemig deveriam transferir a gestão dos ativos da iluminação (luminárias, lâmpadas, relés e reatores) para os municípios.