Caminhada, shows e orientações jurídicas marcam o encerramento das comemorações do mês da Mulher

Publicado em: 30/03/2022 14:16

O Conselho dos Direitos da Mulher Monlevadense (Codemm) e parceiros, para encerrar a programação do mês dedicado às mulheres, realizou diversas atividades no último sábado (26), na Praça do Povo.  Os trabalhos do dia contaram com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, da 75ª subseção da Ordem dos Advogados (OAB Mulher), da Associação Mulheres em Ação (Ama) e da Fundação Casa de Cultura.

“Lugar de mulher é onde ela quiser” - Durante a manhã, uma caminhada convocada pela OAB levantou a questão da violência contra a mulher. Vestidas de branco, as participantes saíram da Câmara dos Vereadores em direção ao centro da cidade com palavras de ordem como: “Lugar de mulher é onde ela quiser”.  Já na praça do Povo, foram montados estandes para orientações jurídicas gratuitas à população, como direito da família e penal.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também estiveram presentes na praça por meio do Programa Municipal IST/AIDS onde repassaram informações sobre infecções sexualmente transmissíveis e distribuíram preservativos feminino e masculino. Também foram montados estandes para testagem da Covid-19.

No final do dia, artistas ligados à Fundação Casa de Cultura fizeram apresentações musicais no palco da praça em homenagem às mulheres.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (Codemm), Maria Imaculada Marcelino Ferreira, (Macu), a programação do mês da Mulher foi bastante positiva com atividades da área da assistência social, esporte, saúde e bem-estar.  “Essa foi a primeira realização do Conselho. A mulher monlevadense sabe que pode contar com um Conselho instituído e fortalecido ao lado dela. Por isso é importante sempre lembrar que  ninguém solta a mão de ninguém”, destacou.