Ações educacionais e de conscientização marcam o Dia Mundial da Água

Publicado em: 24/03/2022 09:29

Ações educacionais e de conscientização marcam o Dia Mundial da Água em João Monlevade

A Praça do Povo foi palco de dezenas de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. A data foi celebrada nesta terça-feira (22) e contou com participação da comunidade, escolas municipais Promorar, Centro Educacional, Efigênio Mota, Israel Pinheiro (Emip), Eugênia Scharlé, Monteiro Lobato e as particulares Pedacinho do Céu, Cerp e Colégio Kennedy.

Estandes de conscientização do uso racional da água; composteira urbana; orientação de serviços prestados pelo Departamento de Águas e Esgotos (DAE); exposição dos parceiros do evento, como a ArcelorMittal; Câmara Municipal de João Monlevade; Polícia Militar de Meio Ambiente; oficina de pintura em flâmulas, desenvolvida pela Fundação Casa de Cultura; apresentações culturais das escolas e entrega de premiação dos concursos de fotografia, desenho, redação e vídeo foram algumas das ações do dia. Além disso, durante o evento, o professor Liniker Leandro, da Secretaria Municipal de Esportes, agitou a criançada com danças. Também foram distribuídos pipocas e algodão doce aos presentes.

Na abertura do Dia da Água, o diretor do DAE, José Afonso Martins, destacou que a data é a celebração da vida. “Água é vida. Daí a importância de conscientização e uso racional”.  Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, pontou que “devemos sempre lembrar a população da importância da água em nossas vidas, porque somos nós que precisamos dela”.

Também estiveram presentes na abertura do evento, o chefe de Gabinete Geraldo Giovani Silva, o Assessor de Governo, Gentil Bicalho, o secretário municipal de Esportes, Samir Gomes, a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), e os vereadores Belmar Diniz (PT) - líder do governo na Câmara, Fernando Linhares (DEM), Leles Pontes (Republicanos) e Vanderlei Miranda (PL).

Geração consciente

As crianças e adolescentes que participaram das comemorações do Dia da Água demonstraram bastante consciência ambiental, principalmente pelo trabalho desenvolvido pelas escolas da cidade.
Na escola municipal Promorar, a coordenadora pedagógica, Flania Moreira, destacou que a instituição faz um planejamento com os professores de todas as ações que serão feitas no ano letivo para trabalhar a temática da água.

“Procuramos orientar as crianças sobre o racionamento que estamos enfrentando no planeta. Todos os dias fazemos uma roda para abertura do turno e constantemente falamos com as crianças sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. As crianças estão sempre atentas e procuramos fazer com que esta prática vá para casa”, contou.

A aluna do 5º ano da escola, Raíssa Ketly Nicolau, 10 anos, é uma das crianças que mostra a importância da conscientização na escola. “Muitas pessoas ainda desperdiçam a água, mas sem ela não vivemos. Precisamos dela para tudo: viver, plantar e tratar dos animais. Na minha casa, quando lava roupa, por exemplo, usamos a água do enxague para outras atividades, como limpar a varanda”, contou.

A professora da Pedacinho do Céu, Gilmeire Magalhães, também fala com muito orgulho das atividades desenvolvidos com seus anos do 2º ano. “ É fundamental trabalhar o uso consciente da água potável com as crianças, pois precisamos economizar para nos proteger no futuro”, disse. A fala da educadora é endossada por Rafaela Freitas, de 7 anos. A menina exibiu cartaz durante o evento do Dia da Água pedindo preservação. “A água traz vida. Temos que economizar”, reforçou.

Concursos

O Dia Mundial da Água em João Monlevade teve o apoio fundamental da Secretaria de Educação para condução dos concursos de redação, desenho e vídeo. Todas as escolas do município foram inseridas na proposta.

Os primeiros lugares de cada categoria ganharam uma bicicleta, doadas pelo Depósito Nacional, Ramac Indústria Mecânica Ltda e Beto Motores. Os segundos classificados foram premiados com um tablete patrocinados pela BH Materiais Hidráulicos Eireli e os terceiros colocados receberam uma caixa de som doadas pelas empresas Hidrosan BH Soluções em Saneamento e Med. de Água, Monte Alto Comércio Ltda, Gonsimec Prestação de Serviços de Usinagem Ltda e Office Micro Informática Ltda.

Quanto aos prêmios do concurso de fotografia o primeiro lugar ganhou um cheque simbólico de R$ 200. Já o segundo recebeu R$ 150 e o terceiro lugar R$ 50. Os patrocínios dos prêmios de fotografia foram realizados pelo grupo Aqua Ambiental. Todos os premiados ganharam uma mochila com kit escolar doadas pela ArcelorMittal.

1º lugar- Murilo Freitas De Santi
2º lugar- Carolina Pichener de Castro Carneiro
3º lugar - Rafael Aldighieri Moraes

1º lugar- Guilherme Henrique de Brito (Monteiro Lobato)
2º lugar- Nathan Menezes Araújo (Eugênia Scharlé)
3º lugar - Miguel Antônio de Souza Freitas (Eugênia Scharlé)

Desenhos
1º lugar- Lívia dos Santos Almeida (Eugênia Scharlé)
2º lugar- Helena Vitória Bitarães (Eugênia Scharlé)
3º lugar - Mariana Chaparro Patrício Bozi (Colégio Kennedy)

Redações
1º Sofia de Oliveira Fonseca Soares (Cerp)
2º Stella Almeida Maciel (Cerp)
3º lugar - Gabriel Fernandes Cota (Colégio Kennedy)

Parceiros

O Dia da Água foi organizado pelo DAE, secretarias de Meio Ambiente, Educação, Esportes e Lazer e Fundação Casa de Cultura. O apoio do evento é da Câmara Municipal de João Monlevade,  Pontes de Minas, ArcelorMittal, Polícia Militar de Meio Ambiente, Aqua Ambiental, Robson Araújo (pedagogo e contador de histórias), Fabiano Lacerda Corridas, Festas Práticas e Pop Leko. Também apoiaram a iniciativa artesãos e grafiteiros da Casa de Cultura.