Prefeitura recolhe 2,5 toneladas de lixo e entulho às margens do rio Piracicaba

Publicado em: 19/12/2017 08:46

A Prefeitura Municipal deJoão Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) emparceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e a Gerência de Meio AmbienteLongos e Mineração da ArcelorMittal (GMA), realizou, no último dia 14, açãoambiental para limpeza das margens do rio Piracicaba na Avenida Amazonas,bairro Santa Cruz. Nessa região foram feitos limpeza e cercamento da área, bemcomo colocada sinalização de que é proibido jogar lixo no local. Foramrecolhidos, aproximadamente, 2.500 Kg de entulho e lixo.

Também foi realizada umablitz ambiental de porta a porta e junto aos motoristas e pedestres. Oscidadãos receberam panfleto explicativo com dicas ambientais e cartilha comtelefones úteis para registro de ocorrências no município. Participaram oProjeto Broto da Vida, DAE (Departamento de Águas e Esgotos), Câmara Municipalde João Monlevade, EMATER/MG, Lions Centro, Polícia Militar de Meio Ambiente,SETTRAN e Vigilância em Saúde.

Conforme a secretáriamunicipal de Meio Ambiente, Fernanda Cristina de Ávila Torre, “o objetivo foimobilizar a população para cuidar das áreas de preservação permanente, evitandoconstruir nesses locais, jogar entulho, queimadas, pisoteio de animais, plantaçãoinadequada e alteração do uso do solo. Essas ações provocam o assoreamento queimpede o rio de seguir seu leito normal, causando danos irreversíveis edificultando a recuperação da biodiversidade que demora mais de 20 anos”,afirmou a secretária.