Saúde de João Monlevade realiza campanha de combate às hepatites virais

Publicado em: 13/07/2017 15:55

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, realiza a Campanha Julho Amarelo. O mês foi adotado pelo Ministério da Saúde para intensificar a luta e prevenção das hepatites virais. Em João Monlevade, serão desenvolvidas várias atividades, em diferentes pontos. As ações envolvem palestras, oferta de testagem para Hepatite B e C e distribuição de “kit de prevenção”. No próximo dia 18, a campanha ocorre na UFOP; no dia 24, na AMEPI; no dia 25, na Polícia Militar; e no dia 28, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o Ministério de Saúde, desde 2013, o número de mortes causadas pela hepatite viral é superior à soma total de mortes causadas por outras três epidemias: Aids, tuberculose e maláriaAs hepatites causadas por vírus são a 7ª causa de morte no mundo, sendo as hepatites B e C responsáveis por 95% das mortes.É estimado que existam 2,3 milhões de brasileiros infectados com hepatite C e, aproximadamente, um milhão com hepatite B. Aproximadamente 80% dos infectados não têm conhecimento da sua infecção.

O Programa Municipal de IST/HIV/AIDS de João Monlevade fica localizado no Centro de Saúde Padre Hildebrando, à Rua 17, nº 28, no bairro Vila Tanque. Segundo a coordenadora do programa, Maria Luiza Soares Maciel, o teste rápido para Hepatites B e C, HIV/AIDS e Sífilis é gratuito e sigiloso.Os resultados saem em 15 a 20 minutos após a realização. Os testes são realizados de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 e de 13h às 16h. Não é necessário pedido médico ou encaminhamento nem estar em jejum.