Oficinas de conscientização e anúncio de novos investimentos marcam o Dia Mundial da Água em João Monlevade

Publicado em: 22/03/2017 15:45

O DAE (Departamento deÁguas e Esgoto), em parceria com a Vale e a FRP Consultoria, AssessoriaPedagógica e Ambiental, realizou nesta quarta-feira, 22, atividades alusivas aoDia Mundial da Água, na Praça do Povo, em Carneirinhos. O evento teve como tema“Preservar a Água do Planeta” e contou com a participação das escolas AntônioPapini, Cicinha Moura e Pedacinho do Céu, além do Corpo de Bombeiros, PolíciaMilitar, servidores públicos, vereadores, secretários e comunidademonlevadense.

Entre as atividadesdesenvolvidas estão o “túnel dos sentidos” (sons,cheiros e texturas da mata atlântica), a “bolha de sabão gigante” (bolastransparentes que encantam a todos pelo ar), “bolas de sementes” (atire-as edeixem-nas crescer), “mãos de barro” (modelagem em argila), “jogo de tabuleiro”(trilha didática de perguntas e respostas), “horta orgânica” (montagem e manejode horta), apresentação musical da Escola Pedacinho do Céu, aferição de pressãoe recolhimento de óleo de cozinha usado para destinação a entidades parafabricação de sabão.

Conformeo diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza, o evento é um importante momento deconscientização sobre o uso racional da água, incentivando a economia eevitando a poluição e contaminação da água. Segundo ele, João Monlevade tem umdos melhores níveis de abastecimento de água do país, alcançando praticamente100% do município, além de ter aproximadamente 98% de cobertura com rede de esgoto.

Presenteao evento, o executivo afirmou que continuarátrabalhando para melhorar a qualidade e o abastecimento de água no município.Ela parabenizou o DAE e os parceiros pelas atividades desenvolvidas. Para aprefeita, é preciso multiplicar ações de preservação do meio ambiente.

Satisfeitacom o evento, Rosiléia Espíndola, coordenadora pedagógica do Centro EducacionalPedacinho do Céu, disse que as comemorações do Dia Mundial da Água já fazemparte do calendário da escola. Para ela, “o evento traz um aprendizado muitogrande para melhorar o presente e garantir o futuro”, ponderou.

Aindaem comemoração ao Dia Mundial da Água, alunos das escolas Cicinha Moura,Alberto Scharlè, Monteiro Lobato, Promorar e Louis Ensch visitaram, naterça-feira, 21, a ETA (Estação de Tratamento de Água), na localidade de Pacas.

NovosInvestimentos

Deacordo com o diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza, a autarquia estátrabalhando para melhorar e ampliar o abastecimento de água no município.Cleres informou que será construída uma adutora de mil metros, que atenderá osbairros Rosário, Mangabeiras e Vale do Sol, aumentando a vazão de água nareferida região. O material para essa obra já foi licitado. Em breve serálicitada a obra, com previsão para início no mês de maio.