Ações contra fome mobilizam prefeitura, voluntários e entidades

Publicado em: 09/04/2021 13:15

Ações contra fome mobilizam prefeitura, voluntários e entidades

Nesta quinta-feira (8), a secretária de Assistência Social do município de João Monlevade, Marinete Morais, juntamente com representantes de organizações da sociedade civil e voluntários, se reuniram virtualmente para definir estratégias contra a fome na cidade. Com o impacto da pandemia em João Monlevade, muitos setores têm sido atingidos, principalmente as pessoas em vulnerabilidade social, o que pede urgência no atendimento neste momento.

Ação coletiva- A reunião teve como objetivo o fortalecimento das ações solidárias no município como as doações de alimentos e assim, otimizá-las para atender de forma significativa  famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, uma das propostas é unificar o cadastro das famílias que recebem cestas básicas no município, para que não haja duplicidade de nomes de pessoas atendidas e dessa forma, todos possam ser beneficiados.

Todas as ações serão realizadas no coletivo com as organizações da sociedade civil e demais voluntários que nos próximos dias irão definir grupos de trabalho, locais de arrecadação de alimentos e também a divulgação na mídia.

Para Marinete, o maior desafio é que nenhuma família passe fome no município. Ela destaca que o grande legado da cidade é a solidariedade da população e das diversas organizações que neste momento dão apoio para conter a fome de diversas famílias monlevadenses

Participação - Participaram deste primeiro encontro representantes das seguintes organizações da sociedade civil:  Sociedade São Vicente de Paulo, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Luis Maria de Montfort, Lions Centro, Rotary Clube, Grupo Espírita Fratelli, Conselho São Bento, Projeto Vida Nova, Associação Maria Efigênia (Ame), representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência, bem como grupos como “Quentinhas do Bem”, “Doando por Amor”, "Sopão Solidário", "Trabalhadores do Bem" e demais voluntários.