Secretaria de Saúde vacina acamados e pacientes de hemodiálise de 60 a 69 anos

 

Publicado em: 30/03/2021 16:14

Whatsapp

 

Secretaria de Saúde vacina acamados e pacientes de hemodiálise de 60 a 69 anos

Por meio da Vigilância em Saúde (Visa), a Secretaria de Saúde de João Monlevade, inicia hoje (30) a vacinação dos idosos acamados cadastrados e pacientes de hemodiálise com idade de 60 a 69 anos.

Os pacientes renais serão vacinados no setor de hemodiálise do Hospital Margarida, no momento em que forem ao local fazer o procedimento médico. Já os acamados cadastrados serão vacinados em suas residências.

Demais pacientes de hemodiálise
Em função do apelo de parte da população para que sejam vacinados todos os pacientes renais crônicos do município, a Secretaria de Saúde vem tentando exaustivamente junto à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, a possibilidade de imunizar as pessoas que fazem hemodiálises.

Porém, até o momento, a Secretaria de Saúde não obteve sucesso em sua solicitação, já que o Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Ricardo Lewandowski, manifestou que a decisão sobre a ordem de vacinação cabe somente ao Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde continua buscando formas de proteger essa faixa populacional.

Cadastramento de acamados
São considerados acamados as pessoas que não conseguem de modo algum ir até um posto de saúde. Para o cadastramento é exigido: comprovante de endereço, relatório médico comprovando a condição física do paciente e documento que comprove a idade.

Para facilitar o cadastramento, a Secretaria de Saúde definiu os postos que receberão os cadastros de cada bairro. Os responsáveis pelos pacientes acamados devem procurar os postos mais próximos de sua casa, conforme a relação que segue abaixo. Os responsáveis pelos pacientes - que já estão cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) devem procurar sua equipe de atendimento.
 

Confira a lista dos postos de saúde, com os endereços, telefones e os bairros atendidos por cada um deles.
 

- Centro de Saúde Monlevade Centro (Rua Tieté, nº 748, Centro Industrial) – 3852-0013

Bairros: Centro Industrial, Pedreira, Tieté, Jacuí, Santa Cruz e Egito.

- Centro de Saúde Pe. Hildebrando (Rua 17, s/nº, Vila Tanque) – 3851-1672

Bairros: Vila Tanque e Areia Preta.

- Centro de Saúde Laranjeiras (Rua Wilson de Souza, s/ nº, Laranjeiras) – 3852-0175

Bairros: Laranjeiras, Metalúrgico, Baú, Belmonte e Satélite.

- Centro Social Urbano (Avenida Luzia Brandão Fraga de Souza, s/ nº, Loanda) – 3851-1879

Bairros: Loanda, Palmares, Vera Cruz, Feixos-ABM, Promorar-Serra, Ernestina Graciana, São José, Cruzeiro Celeste e José de Alencar.

- Centro de Saúde Novo Cruzeiro (Rua Nova York, nº 597, Novo Cruzeiro) – 3852-5141 / 3852-4804

Bairros: Novo Cruzeiro, Nova Monlevade, Petrópolis, Teresópolis, Santa Cecília, Estrela Dalva, Corumbiara de Wanessa, 1º de maio, Monte Sagrado, Planalto, Cruzeiro Celeste.

- Centro de Saúde Santo Hipólito (Rua Luiz Gonzaga, s/ nº, Santo Hipólito) – 3852-5639

Bairros: Paineiras, Sion, Campos Elíseos, Santo Hipólito, Tanquinhos I e II, Estância Burian.

- Centro de Saúde Cidade Nova (Rua 01, s/ nº, Cidade Nova) – 3851-8903

Bairros: Vale da Serra, Recanto Paraíso, Santa Tereza, Santa Bárbara, Industrial, Ipiranga, Campo Alegre, Boa Vista, Chácara Coqueiros, Cidade Nova, Aclimação, Nova Aclimação, JK, Cachoeirinha.

- UBS Carneirinhos (Rua Duque de Caxias, nº 193, José Elói) – 3852-6002

Bairros: Vale do Sol, Rosário, José Elói, São João, São Benedito, São Jorge, Castelo, São Geraldo, Alvorada, Carneirinhos, Mangabeiras, Nossa Senhora da Conceição, Mangabeiras

- Centro de Saúde Nova Esperança (Rua Um, nº 120, Nova Esperança) – 3852-2699

Bairros: Lourdes, Lucília, Nova Esperança, República