Boletim sobre o Coronavírus - VISA esclarece sobre casos de pacientes que não moram em Monlevade

Publicado em: 08/06/2020 08:47 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

MONLEVADE TEM 102 CASOS DE COVID-19. NÃO HÁ PACIENTES INTERNADOS COM A DOENÇA E, AGORA, 47 ESTÃO RECUPERADOS

Os casos confirmados hoje, em isolamento domiciliar, são:

- duas mulheres, de 30 e 33 anos, testadas pela rede pública

- duas mulheres, de 31 e 38 anos, e um homem, de 40 anos, testados pela rede particular

VISA ESCLARECE SOBRE CASOS POSITIVOS ERRONEAMENTE ENCAMINHADOS COMO SENDO DE JOÃO MONLEVADE

Diariamente, a Vigilância em Saúde recebe informações acerca dos pacientes que testam positivo no Hospital Margarida e na rede privada (empresas e laboratórios particulares).

Após receber a notificação, a VISA entra em contato, por telefone, com o paciente para confirmar o endereço, a idade e o seu estado de saúde, além de colher outras informações conforme prevê o protocolo de monitoramento.

Em algumas situações, a VISA não consegue esse contato com o paciente antes do fechamento do boletim epidemiológico, mas esses casos precisam ser publicados porque já estão cadastrados em sistema da Secretaria Estadual de Saúde.

Ocorre que, quando a VISA consegue esse contato com o paciente, eventualmente é informada de que o paciente não reside em Monlevade e, desta forma, o caso é encaminhado para a cidade de domicílio da pessoa.

Assim ocorreu no Boletim Epidemiológico de ontem, dia 04/06: averiguou-se que quatro casos positivos informados são de pessoas que não moram em Monlevade. São eles: uma mulher, de 42 anos, e três homens, 36, 31 e 41 anos.