Prefeitura e parceiros fazem mobilização contra a Dengue neste sábado no bairro ABM

Publicado em: 08/11/2019 16:19 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

Amanhã, sábado, dia 9, acontece mais uma mobilização contra a dengue, no bairro ABM, em João Monlevade. O evento acontece na Igreja local, a partir das 14h, com várias palestras sobre Dengue e Leishmaniose, Queimadas e proteção à fauna, Proteção de nascentes e Coleta Seletiva Atlimarjom.

A parceria entre a Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria de Meio Ambiente, Ufop, Polícia Militar, Atlimarjom, RG Pneus  e comunidade local, está movimentando o bairro em torno de políticas de combate à dengue e sustentabilidade.

O movimento, iniciado em novembro de 2018, conta com a adesão de todos os moradores e já conseguiu implantar a coleta seletiva em 90% do bairro. Segundo o professor Edgard Gregory e o estudante Matheus Henrique, da Ufop (Campus de Monlevade), trata-se de um trabalho de constante mobilização e conscientização. O foco é a Dengue e as discussões se ampliam para todos os vetores que propulsionam a proliferação do mosquito, como queimadas, proteção de nascentes e outros temas, como a Leishmaniose, que é causada pelo mesmo mosquito. Eles disseram que ações educativas nesse sentido também foram feitas nas escolas João XXIII e Alberto Pereira Lima, devendo se estender para outras escolas da cidade.

A Ufop conta com um Programa de Extensão de Prevenção à Dengue, desenvolvido por um comitê técnico e coordenado pela professora Maria Célia da Silva Lanna, que atua nas comunidades do entorno.