Prefeitura realiza mobilização na Praça Sete contra o tabagismo

Publicado em: 27/08/2019 10:47 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta segunda-feira, dia 26, na Praça Sete de Setembro, em Carneirinhos, uma mobilização contra o cigarro, onde profissionais da Saúde e a médica pneumologista Dra. Janaína Maciel Lopes fizeram abordagens a populares fornecendo orientações sobre o tabaco, exposição de tipos de cigarros, como o cigarro eletrônico, o narguilè, dicas para abandonar o vício e panfletagem. A mobilização ocorreu durante toda a manhã com populares que circularam no local.

Há mais de dois anos, a Prefeitura vem intensificando o Programa Abordagem do Tabagismo, com palestras periódicas e atendimentos nos Postos de Saúde para pacientes que querem parar de fumar ou já abandonaram o vício.

Atualmente, oferecem o atendimento: o Centro de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque; o Posto Médico do Santo Hipólito; o Centro de Saúde Monlevade Centro, no Centro Industrial; o Posto Médico do bairro Laranjeiras e o Centro Social Urbano, no Loanda.

A cada 3 meses, acontece uma palestra e novos grupos de até 15 pacientes são formados. Os usuários interessados em participar também podem procurar as unidades de saúde. São feitas entrevistas individuais e encaminhamento para os grupos de terapia cognitivo-comportamental, onde já contam com o apoio coletivo para sustentar a decisão. Na primeira consulta, a partir da avaliação médica, alguns pacientes já recebem também receituário para a reposição de nicotina e o uso de antidepressivos, que são adquiridos na farmácia municipal, sem custo para o paciente.

Legendas:

2. A médica Pneumologista Dra. Janaína Maciel dando esclarecimentos e orientações aos cidadãos