Prefeitura intensifica Programa contra o Tabagismo

Publicado em: 15/08/2019 10:22 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

Prefeitura intensifica Programa contra o Tabagismo

Aconteceu, no último dia 12, mais uma palestra motivacional contra o Tabagismo, com a médica pneumologista, Dra. Janaína Maciel Lopes. Desta vez, o encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal e contou com um público de cerca de 35 pessoas, entre equipe da Secretaria de Saúde e convidados fumantes e ex-fumantes. Além das orientações da médica sobre os males do cigarro, as principais doenças e as formas de combater o vício, houve também depoimento de paciente ex-fumante e, ao final, cadastramento de pessoas para adesão ao programa e agendamento da primeira consulta.

As palestras fazem parte do Programa de Abordagem ao Tabagismo, que tem como objetivos combater o uso do cigarro, auxiliar as pessoas que desejam abandonar o vício e oferecer mais qualidade de vida para a população. Foi criado pela Prefeitura em 2016 e nesta administração está sendo ampliado gradativamente a todas as unidades de saúde. Atualmente, oferecem o atendimento: o Centro de Saúde Padre Hildebrando, no Vila Tanque, o Posto Médico do Santo Hipólito, o Centro de Saúde Monlevade Centro, no Centro Industrial, o Posto Médico do bairro Laranjeiras e o Centro Social Urbano, no Loanda.

A cada 3 meses, acontece uma palestra e novos grupos de até 15 pacientes são formados. Os usuários interessados em participar também podem procurar as unidades de saúde. São feitas entrevistas individuais e encaminhamento para os grupos de terapia cognitivo-comportamental, onde já contam com o apoio coletivo para sustentar a decisão. Na primeira consulta, a partir da avaliação médica, alguns pacientes já recebem também receituário para a reposição de nicotina e o uso de antidepressivos, que são adquiridos na farmácia municipal, sem nenhum custo.

Há que se destacar no Programa, uma grande equipe envolvida, que são os profissionais da rede, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenadores, distribuídos nos Postos que oferecem o serviço, além da parceria com a equipe do Peas (Programa de Educação Afetivo Sexual).

Na última semana de agosto, as equipes percorrerão escolas da cidade, desenvolvendo campanha, com palestras e orientações a jovens a partir de 12 anos, em comemoração ao dia 29, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

Legenda da foto: Dra. Janaína falando aos convidados