Prefeitura implanta, em postos de saúde, testes de infecções sexualmente transmissíveis

Publicado em: 18/02/2019 13:15 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, capacitou, na última quinta-feira, dia 14, os enfermeiros da rede pública municipal sobre a implantação dos testes rápidos de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em todos os postos de saúde. A formação é ministrada pela enfermeira do Programa IST/AIDS, Driele Pereira, e pela responsável técnica do Centro de Saúde Novo Cruzeiro, Renata Moura.

Conforme Driele Pereira, “atualmente, os testes são feitos nos centros de saúde Policlínica, Laranjeiras, Novo Cruzeiro, Padre Hildebrando e Nova Esperança. Nos próximos dias, os usuários dos postos de saúde Centro Social Urbano, Monlevade Centro, Santo Hipólito e Industrial também poderão contar com o exame nessas unidades”, afirmou a enfermeira.

De acordo com as palestrantes, “os testes rápidos de IST envolvem HIV, sífilis, hepatite B e hapatite C. Os testes têm caráter confidencial e sigiloso. É preciso identificar barreiras para a adoção de práticas mais seguras e trocar informações sobre as IST/HIV e AIDS, as formas de transmissão, prevenção e tratamento”, pontuaram.

Legenda da foto: Enfermeiros dos postos de saúde fazem capacitação sobre testes rápidos de IST