Vigilância em Saúde alerta enfermeiros sobre risco de epidemia de dengue

Publicado em: 10/01/2019 14:04 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Monlevade, Kátia Reis Guimarães de Castro, falou sobre arboviroses para os enfermeiros da rede pública municipal, em reunião nessa quarta-feira, dia 9, no auditório da prefeitura. As arboviroses são doenças transmitidas por mosquitos ou carrapatos. Durante a palestra, a coordenadora da Vigilância abordou as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti: dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Kátia Reis participou no mês de dezembro de um seminário em Belo Horizonte sobre o tema. Ela afirmou que “há risco de reintrodução no Brasil da dengue tipo 2, que acomete principalmente crianças. A última epidemia foi em 2008”, disse a coordenadora.

Kátia Reis defendeu a importância das ações de prevenção e o apoio da população. “Estamos sensibilizando os profissionais da saúde, estabelecendo parceria com a Atenção Primária, contando com o trabalho de orientação dos agentes de saúde, mas, sobretudo, precisamos da participação de cada cidadão monlevadense, ao eliminar os focos do mosquito aedes aegypti em suas casas”, pontuou Kátia.