Prefeitura realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em: 13/12/2018 09:53 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu 141 pessoas na Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de João Monlevade, no dia 29 de novembro. Foram 76 pessoas, delegadas do evento, e outros 65 convidados.

A palestra central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” foi desenvolvida pela psicóloga Maria Thereza Nunes Martins Fonseca, funcionária da Sub-secretaria de Assistência Social de Belo Horizonte. Já a funcionária pública de João Monlevade, articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Vlazimeire Cristina Lopes Carvalho, refletiu sobre a importância de avaliar e revisar o Plano Decenal Municipal para a Infância e a Adolescência.

Após trabalhos em grupos, os delegados votaram propostas a partir dos eixos temáticos “Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social”; “Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescente”; “Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes”; “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes”; “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes”. As propostas serão publicizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e encaminhadas à administração municipal.

Também foram eleitos delegados para a X Conferência Estadual Dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorrerá, em 2019, em Belo Horizonte, em data ainda a ser definida. Os representantes serão: do Conselho Tutelar, Iula Leci Pereira (titular) e Lícia Maria Cota (suplente); conselheira governamental Elza Dutra (titular) e Rosalina Lourenço da Silva (suplente); conselheiro não-governamental Josny Batista Veloso (titular) e Maria Valdete Leite Cruz (suplente); adolescente Mariana Aparecida Moreira (titular) e Letícia de Freitas Barbosa (suplente); e dois titulares de movimentos sociais Maria Cristina Ângelo e Larissa da Fonseca Diniz Freitas.

Conforme a presidente do CMDCA de João Monlevade, Dircinha da Conceição dos Santos de Vasconcelos, “a conferência foi muito positiva, com boa participação de adolescentes, fortalecendo o protagonismo deles nos espaços de deliberações e controle social das políticas públicas”, pontuou Dircinha.