Cirurgias de catarata chegam a 331 em João Monlevade; meta é atingir 400 até o final do ano

Publicado em: 22/11/2018 10:54 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

Através de parcerias, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou, neste ano, 331 cirurgias de catarata. Foram 212 cirurgias feitas em João Monlevade, em parceria com o Hospital Margarida; 91 no Hospital Júlia Kubistchek, em Rio Piracicaba; e 28 cirurgias na Santa Casa de Abre Campo.

Satisfeitos com os resultados, pacientes expressaram a alegria de terem a visão reestabelecida.

Corjésus Antônio Filho, de 60 anos, por exemplo, disse que a sua visão no olho direito era péssima. “Era muito ruim mesmo. Graças a Deus, foi tudo beleza, correu tudo bem. Estou muito satisfeito. Só tenho a agradecer”, salientou, dizendo que a equipe que cuidou dele é excelente.

Maria das Graças dos Santos, de 64 anos, comentou que “estava mesmo precisando das minhas vistas. Tem muita gente que não tem condições de pagar pela cirurgia, e isso ajuda pra danar”, disse.

Já Wener Antônio Neves, de 65 anos, comentou que estava enxergando pouco e que até sua CNH não podia ser renovada, porque não dava para enxergar direito. “A qualidade de vida melhorou 100%. Hoje, quando estou esperando um ônibus, por exemplo, já consigo ler bem o letreiro do dele”, manifestou muito satisfeito.

Mesmo com o governo do Estado se omitindo com relação a várias ações que deveriam ser de sua responsabilidade, além da falta de repasses que chegam a mais de R$22 milhões, a Prefeitura estabeleceu a meta de, até o final do ano, serem feitas cerca de 400 cirurgias.

O oftalmologista Pedro Moreira salientou que essas ações “aumentam a qualidade de vida da população, principalmente dos idosos que, nessa etapa da vida, necessitam e merecem uma visão de qualidade”.