Centro de Saúde faz palestra sobre o “Outubro Rosa” em João Monlevade

Publicado em: 13/11/2018 13:14 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

O Centro de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, realizou nessa terça-feira, dia 23, a palestra “Outubro Rosa: CSPH no combate ao câncer de mama e do colo de útero”, ministrada pela enfermeira Rafaela Jabor. O encontro ocorreu no pátio da unidade de saúde e reuniu dezenas de pessoas.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa chamar a atenção para o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.

Conforme Rafaela Jabor, “é muito importante a prevenção. Vermelhidão na pele, alteração no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila e secreção escura saindo pelo mamilo são alguns sinais possíveis do câncer de mama. Por isso, é necessário que se faça o autoexame frequentemente. A mamografia deve ser feita a partir dos 50 anos ou, em casos de histórico familiar, a partir dos 30 anos”, informou a enfermeira.

Quanto ao câncer de colo de útero, a profissional afirmou que “deve-se fazer consultas regulares e exames de rotina. Para reduzir o risco de câncer de colo de útero, aconselha-se a prática de sexo seguro e não fumar”, disse Rafaela Jabor.

O evento faz parte de um ciclo de palestras que ocorrem na unidade de saúde, com a coordenação da gerente Márcia Ferreira, e da enfermeira Rafaela Jabor. Conforme Márcia Ferreira, “o objetivo é trabalhar a prevenção, atingindo, principalmente, a população saudável”.