DAE e CEMIG firmam parceria para otimizar gestão operacional

Publicado em: 02/08/2018 14:52

O DAE (Departamento de Águas e Esgotos) vai implantar, em breve, um novo sistema operacional de gerenciamento da rede em geral, com vistas à melhoria do atendimento, rapidez na identificação de problemas, na redução do desperdício de água e no controle do consumo de energia, entre outros benefícios.

O sistema está sendo desenvolvido através do Projeto Piloto S3 - Sistema de Soluções para o Saneamento, administrado pela CEMIG e contemplando, nesta primeira fase, apenas seis municípios mineiros, dentre eles João Monlevade. Trata-se do fornecimento de software e hardware para o gerenciamento do cadastro técnico, da operação das redes de distribuição de água e esgoto, da topografia, elaboração de diagnóstico energético das instalações e, ainda, realizar a medição e verificação dos resultados de acordo com o Protocolo Internacional de Medição e Verificação (PIMVP). João Monlevade foi uma das cidades escolhidas por apresentar um diagnóstico operacional compatível ao novo sistema e já possuir, desde 2014, uma Comissão Interna de Eficiência Energética.
Em reunião realizada na Prefeitura, na última quarta-feira, 1º, representantes do DAE, da Cemig e da Prefeitura, acertaram a participação de cada órgão no processo, visto que não haverá custos para o DAE, mas, sim, contrapartidas, como a oferta de espaço específico e equipamentos para a implantação física e pessoal para ser treinado no novo sistema.
Os engenheiros da CEMIG, Thiago Ribeiro, Frederico Stark e Eluir Dias explicaram detalhadamente o Projeto. Segundo Thiago Ribeiro, ele vem ao encontro ao Programa de Eficiência Energética – PEE, instituído por leis federais e regulamentado pelas Resoluções 300/2008 e 556/2013, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é de cunho regulatório e visa a alocação de recursos em eficiência energética. Dentre as vantagens que o software traz estão a digitalização e georreferenciamento do cadastro técnico das redes de água e esgoto, integração do cadastro técnico com o cadastro comercial e diagnóstico energético dos principais pontos de captação, tratamento e adução de água.
No encontro, do qual participaram também o Diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza, o Assessor da Secretaria de Planejamento, Eduardo Bastos, e a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Shirley Marques, representando a Prefeitura, além de funcionários do DAE, ficou acertado que, ainda no mês de agosto, a CEMIG oferecerá um workshop, em conjunto com os outros municípios contemplados, para mais esclarecimentos técnicos e alinhamento do cronograma de implantação do sistema, ocasião em que os órgãos envolvidos assinarão oficialmente os Termos de Parceria.