DAE instala sistema remoto de monitoramento de abastecimento em tempo real

Publicado em: 09/10/2017 11:17

O DAE (Departamento de Águas e esgotos) informou que já está em operação o novo sistema remoto de monitoramento, que disponibiliza muitas vantagens através de técnicas mais modernas para oferecer à autarquia mais facilidade de operação e manutenção, objetivando o fim do desperdício de água e de energia elétrica. Segundo o DAE, além disso, o novo sistema otimiza a distribuição, evita o desperdício da água tratada e o desabastecimento, pois emite um alerta sempre que alguma bomba deixa de funcionar por qualquer motivo. O monitoramento é apresentado em tempo real na tela do computador da sala de controle.

Em recente visita à sede do DAE, a chefe do executivo, o presidente da Câmara Municipal, Djalma Bastos, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, e o Superintendente Regional de Meio Ambiente do Leste Mineiro, Thiago Lopes, conheceram o novo sistema de monitoramento, que foi apresentado pelo Diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza.

De acordo com Cleres Roberto, a equipe do DAE recebeu treinamento técnico para trabalhar com as novidades. E algumas funções específicas do novo sistema são: controle e monitoramento das bombas de abastecimento; monitoramento dos níveis dos reservatórios (que evita extravasão); possibilidade de ligar ou desligar uma bomba remotamente, sem a necessidade de ir à estação; centralização das informações (de todas variáveis através de símbolos gráficos na tela, em tempo real) de todas as estações num só local; acusar alguma presença nos setores; geração de alarmes visuais e sonoros na tela por eventos e por perda de comunicação com alguma estação; e informar com precisão o volume de água aduzida para cada reservatório.