NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em: 23/10/2015 15:54

Em virtude do fechamento do Pronto Atendimento – PA no último fim de semana, a Prefeitura de Monlevade, através da Secretaria de Saúde, informa que a decisão foi tomada com o objetivo único de preservar o bem-estar dos pacientes e funcionários.

Na manhã de sábado (17), após constatação de que o ar condicionado do PA não estaria funcionando adequadamente; diante do impedimento em realizar contrato emergencial para a manutenção; considerando a informação de diversos institutos de meteorologia informando sobre a previsão de altas temperaturas nos próximos cinco meses  e considerando ainda o recebimento de um ofício da Gerência Regional de Saúde – GRS Itabira informando que o local apresentava irregularidades que aumentam muito o risco sanitário e a saúde física dos pacientes, optou-se pela transferência do serviço para o Hospital Margarida.

Vale ressaltar que não houve, em nenhum momento, intervenção judicial. O fechamento foi   um ato administrativo. Tal decisão foi tomada pelo prefeito Teófilo Torres, considerando que o Hospital Margarida oferece um atendimento eficiente e seguro para a população pois está melhor preparado e equipado para prestar o serviço de Urgência e Emergência. Também é importante destacar que, a pedido do prefeito Teófilo, a secretária de Saúde Andrea Peixoto entrou em contato com o Ministério público, na segunda-feira (19), para informá-lo sobre a decisão.

Durante toda esta semana, a Secretaria de Saúde reuniu-se com a direção do Hospital Margarida para tratar sobre a transferência dos atendimentos. Após a negociação, ficou decidido que:

- os 25 médicos do PA terão seus contratos, que foram feitos através de credenciamento, rescindidos;

- o Hospital fará a contratação dos mesmos (ainda não foi definido quantos e quais médicos, ficando a critério da casa de saúde);

- Os demais servidores que atuavam no Pronto Atendimento serão remanejados para os postos médicos;

- um novo convênio será feito com o Hospital Margarida. O município repassará R$ 210 mil, além dos R$356.020,00, totalizando R$ 565.020,00, a ser pago no dia 10 de cada mês.

Após a determinação de fechamento do PA e transferência do atendimento para o Hospital, o prefeito Teófilo Torres solicitou à Secretaria de Saúde que concentre seus esforços para garantir atendimento de qualidade à população.