Prefeitura inaugura primeira Estação de Tratamento de Esgoto da cidade

Publicado em: 26/04/2012 17:17

Primeira Estação de Tratamento de Esgoto da cidade é inaugurada pela Prefeitura

A Prefeitura de João Monlevade inaugurou na manhã desta quinta-feira, 26, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro Cruzeiro Celeste. É a primeira ETE do município, que contará com outra no bairro Carneirinhos.

A solenidade de inauguração teve a presença de autoridades políticas e da área ambiental, estudantes das escolas municipais Promorar, Centro Educacional, Cônego José Higino de Freitas e Monteiro Lobato, além de representantes de entidades e comunidade.

O investimento foi de R$6.669.051,17, em parceria com o Governo Federal. A Estação vai tratar 26% do esgoto do município e atender 22 bairros. A capacidade de vazão será de 49,93 litros por segundo e a eficiência mínima do tratamento será de 70%.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Piracicaba, Iusifith Chafith Felipe, destacou que a ETE serve de exemplo para toda a região. “Parabenizo a equipe da Prefeitura, que vem construindo uma política pública desde o início dessa gestão. Essa obra é um presente que o comitê adoraria ganhar de todos os municípios, a maioria deles não investiu durante esses anos todos para construir esse bem público que reflete na nossa saúde”, avaliou. Felipe afirmou que a entrega da obra à sociedade é uma contribuição decisiva para a melhoria da qualidade de vida.

A construção da ETE foi bem avaliada pela população. Membro do Conselho Municipal de Saúde, Délcio Souza,78 disse que a obra vai trazer vários benefícios e que João Monlevade está saindo na frente de outros municípios. Hilia Rosa Abreu, 62, do grupo Reencontro em Seresta afirmou que a atual administração acertou. “Quando se tem esgoto tratado, temos rios mais limpos e o meio ambiente preservado”. O aposentado Paulo do Espírito Santo, 70, declarou que a ETE vai melhorar a região do bairro Cruzeiro Celeste e que se não houver cuidado com o meio ambiente, o futuro do país pode ser colocado em risco.

[foto1]

[foto2]