DAE utiliza mapeador de rede para identificar rompimento em tubulação

Publicado em: 07/03/2012 10:53

O Departamento de Águas e Esgotos (DAE) utiliza o mapeador de rede “Geofone” para identificar rompimento na tubulação que abastece o bairro de Lourdes.

O equipamento foi cedido pela Copasa da cidade de Rio Piracicaba, que disponibilizou também o técnico Anderson da Silva Tavares. O profissional, juntamente com a equipe do DAE, está em campo nesta quarta-feira, 7, tentando localizar possível vazamento na rede adutora.

O diretor do DAE, Flávio Duarte Pinto, destaca que esta é mais uma ação da Administração Municipal na busca de soluções para situações do dia-a-dia. “O DAE é patrimônio de João Monlevade e, por isso, unimos todos os esforços para garantir a sua preservação e funcionamento, além das ações que possam melhorar o sistema de tratamento e abastecimento”, garantiu Duarte ao se referir aos novos investimentos da autarquia.

A Prefeitura está concluindo a construção de dois reservatórios de água. No bairro Sion, o tanque com capacidade de 400 mil litros vai atender a região do Cruzeiro Celeste e os bairros Paineiras, Nova Esperança, Lourdes e Nova Aclimação.

Já no bairro República, o reservatório de 600 mil litros vai melhorar o abastecimento na região de Carneirinhos e dos bairros Alvorada, Novo Horizonte, Rosário e JK.

Além desses investimentos, a Estação de Tratamento de Água (ETA), nas Pacas, recebe melhorias em infra-estrutura que beneficiarão os visitantes e os funcionários do DAE.

Geofone

O Geofone é composto por um sensor, um amplificador eletrônico, fones de ouvido estéreo e uma tela para visualizar dados. Com isto, é possível qualificar ruídos de vazamento. Diante da intensidade do ruído, o técnico consegue localizá-lo.