Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Dengue: após as chuvas, cuidados devem ser redobrados

 

Publicado em: 17/01/2012 08:55

Whatsapp

 

Após as chuvas e a chegada das altas temperaturas, o ambiente se torna favorável para o aparecimento do agente transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. A afirmação é da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Kátia Guimarães. De acordo com ela, a população deve redobrar os cuidados para combater os focos do mosquito neste período. A Prefeitura de Monlevade, através da Visa, realiza um intenso trabalho com visitas domiciliares em todos os bairros. São 40 agentes de combate que visitam as residências até mesmo aos sábados, e para agilizar os trabalhos, a Visa aumentou sua frota de veículos com três motos, uma kombi e três pickups.

Apesar do trabalho de prevenção e monitoramento, o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), que mede a presença de focos do mosquito transmissor da dengue nas residências, revela situação de alerta após as chuvas das primeiras semanas do ano. De acordo com Kátia Guimarães, foram visitados 1.214 imóveis e encontrados 17 focos positivos, totalizando um índice de 1,7%. Este levantamento foi realizado na primeira semana de janeiro, entre os dias 4 e 6. O bairro Satélite teve a maior incidência de focos do mosquito, quatro no total, e em seguida, com dois focos, os bairros Ipiranga, Belmonte, Novo Cruzeiro e José Elói.  Já os bairros Lucília, Novo Horizonte, Rosário, Areia Preta e Industrial, foram encontrados um foco. A coordenadora afirma que diante do resultado, Monlevade se encontra em situação de alerta, já que o índice tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 1%. Ela orienta à população que denuncie o aparecimento de focos e atue na limpeza das casas.

Ações

Durante todo o ano, foram intensificadas as ações de combate à dengue, como palestras em empresas e nas escolas. Há também parcerias com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) onde os agentes intensificam as orientações sobre a prevenção da dengue nas residências. Outro parceiro importante é a Secretaria de Serviços Urbanos que continuam com o trabalho de limpeza nos bairros, através do programa “Passando a Limpo”.

Denúncias

Para denunciar ou solicitar a visita de um agente, a população pode entrar em contato pelo telefone 1520 (sem prefixo). É importante também que cada cidadão seja mais um agente no combate a dengue e faça a sua parte, fechando bem seus reservatórios, como caixas d’água, evitando vasilhames desnecessários e que sirvam apenas como criatórios de larvas.