Prefeitura de Monlevade prepara tombamento de guardas de congado

Publicado em: 18/11/2011 14:18

Antropólogo catalogará as guardas Santana e São João Evangelista. No ano de 2010, a Guarda Nossa Senhora  do Rosário foi a primeira a ser tombada

Neste sábado (19) e domingo (20), o antropólogo João Paulo do Amaral, da empresa Miguilim, estará em João Monlevade para um encontro com as guardas de congado do município para elaboração de laudos técnicos, entrevista oral e levantamento fotográfico, para registro e tombamento das guardas Santana e São João Evangelista. Com relação a Guarda Nossa Senhora do Rosário, que foi tombada no ano passado, o antropólogo fará relatório sobre o estado de conservação e investimentos.[foto1]

João Paulo do Amaral, juntamente com a representante do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e servidora da Fundação Casa de Cultura, Rosália Oliveira, visitará as sedes da Guarda Santana (Laranjeiras) às 10h. Já no domingo, 20, a visita será com representantes da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário (Carneirinhos) às 9h. Quanto a Guarda São João Evangelista (José Elói), o trabalho será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, também no domingo, 20, a partir das 12h30, durante a realização da festa em comemoração ao Dia Consciência Negra.

Os investimentos da Prefeitura na área cultural ganharam grande destaque com a pontuação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) Cultural, subindo de 6,6 para 12,9. Isso se deve ao tombamento da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, imagem de Santana, participação na Jornada do Patrimônio Mineiro e demais atividades.

A empresa Miguilim Cultura, Arquitetura, Projeto, Turismo e Ecologia presta consultoria à Prefeitura de João Monlevade em serviços técnicos qualificados. A ação resulta em investimentos na política patrimonial para obtenção de receita através da participação ICMS Cultural.