Prefeitura realiza festa para as crianças e lota praça do Povo

Publicado em: 13/10/2011 20:40

Alegria e brincadeiras tomaram conta da praça do Povo na última quarta-feira, 12, para festejar o Dia das Crianças. No local houve distribuição de algodão doce e pipoca, além de sorteio de mais de 600 brindes como carrinhos, bonecas, jogos e três bicicletas. As crianças se divertiram na cama elástica, pingue-pongue, balão pula-pula, tobogã, guerra de cotonetes, oficina de objetos com emborrachados, desenhos, pintura de rosto, salão de beleza, apresentações de corporações musicais e grupos de congado.  Além disso, o grupo circense “Parangolé” levantou gargalhadas das crianças. A apresentação foi patrocinada pela ArcelorMittal. [foto1]

A auxiliar de serviços gerais, Núbia Aparecida, 33, moradora do bairro Tanquinho, levou os dois filhos pequenos para se divertirem na festa. “Nunca tivemos algo assim na cidade. Foi muito bom e espero que ano que vem tenha outra festa”, disse.

A festa contou com o apoio da Polícia Militar, Sindicato dos Metalúrgicos, ArcelorMittal e Cáritas Diocesana, além dos programas e orgãos municipais: Bolsa Família, Fundação Crê-Ser, Fundação Casa de Cultura, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que aproveitou o evento para distribuir panfletos contra a violência de crianças e adolescentes.

Nova Esperança

A comunidade do bairro Nova Esperança também realizou festa para as crianças com o apoio da Prefeitura e de servidores que trabalham no Centro de Saúde do bairro. A festa aconteceu próximo à quadra do bairro onde as crianças puderam brincar na tirolesa, escalada, cama elástica, piscina de bolinhas, dentre outros. Para a gerente do Centro de Saúde, Ruth Candeia, essa foi uma possibilidade de oferecer recreação para as crianças daquela região. Moradores dos bairros Lourdes, Santo Hipólito, Paineiras e Sion levaram as crianças para se divertirem no local, como foi o caso do metalúrgico Hermínio Silva, 36, morador do Lourdes que levou os dois filhos para brincar no espaço. “Estive mais cedo na praça do Povo e agora estou trazendo meus filhos para brincarem aqui”.

Ações

A Prefeitura de João Monlevade investe em diversas ações e projetos dedicados à criança através das secretarias municipais. Hoje, as crianças vão as praças para se divertirem nos brinquedos que foram instalados em vários bairros da cidade. Além disso, os pais podem levar seus filhos às creches municipais utilizando o transporte público sem pagar a passagem através do programa Bebê a Bordo.

A merenda dos alunos da rede municipal e das creches da cidade ficou mais balanceada e nutritiva. A Prefeitura compra dos agricultores familiares da cidade, alimentos sem agrotóxico para 7.800 alunos. No esporte, o Programa Bola Cheia atende 800 crianças com escolinhas de futebol.

Só nos últimos dois anos, a Prefeitura destinou mais de R$47 milhões para investimentos em ações para as crianças e adolescentes em todas as secretarias.