Canil Municipal continua campanha

Publicado em: 04/08/2011 05:58

O Canil Municipal da Prefeitura de João Monlevade continua com a campanha para adoção de cães que se encontram abrigados no local. O objetivo da campanha é evitar a crueldade e abandono de animais pelas ruas da cidade. Os interessados em adotar um cão podem se dirigir à área da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e falar com a veterinária Alexandra Sant´Ana Batista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h.

As pessoas que desejam adotar um animal devem ter idade mínima de 18 anos e apresentar documentos de identidade e de endereço. Para melhorar a qualidade de vida dos animais abrigados no canil, a veterinária ressalta que está cadastrando voluntários que possam passear com os cães. Na avaliação de Alexandra Sant´Ana, os cuidados com os animais possuem reflexo positivo no combate a doenças caninas que podem ser transmitidas aos humanos

De acordo com a veterinária, o canil abriga 40 cães e cada animal que chega ao local recebe cuidados básicos como alimentação, remédios, banho e tosa. “Muitos chegam doentes ou com sinais de maus tratos causados pelo homem”, explica lembrando que maus tratos a animais é crime com pena prevista de três meses a um ano de prisão e multa. Outras informações pelo telefone 3852 8100.

[foto1]

Exemplos de maus tratos

- Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
- Manter preso permanentemente em correntes;
- Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
- Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
- Deixar sem ventilação ou luz solar;
- Não dar água e comida diariamente;
- Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
- Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
- Capturar animais silvestres;
- Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;